Abragames apresenta cases de sucesso e revela expectativas do mercado para o próximo ano em evento

Comparado aos últimos anos, 2017 está  sendo um excelente ano para a a industria de games nacional. O primeiro fator que comprova isso foi a forte presença e destaque que a área indie teve na Brasil Game Show deste ano.    O segundo ponto foi o evento realizado hoje pela Abragames, que além de servir de vitrine para lançamentos,  revelou dados do mercado.   Em 2017 pela primeira vez a indústria de games passou a ter financiamentos públicos, somando mais de R$ 30 milhões e dos 25 jogos de produtoras associadas à Abragames, 10 tiveram financiamento público através de investimentos e editais, 4 foram produzidos com investimento privado internacional, 2 foram feitos com ajuda de financiamento coletivo, e 1 com financiamento privado nacional.   

O evento, nomeado como  Abragames Apresenta: Jogos de Sucesso,  ressaltou que esses números foram frutos dos esforços em conjunto da própria associação com o Projeto Brazilian Game Developers e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos).“Estes novos financiamentos públicos para a indústria de jogos são fatores fundamentais para a produção e foram um ponto de virada do mercado,” disse Fernando Chamis, presidente da Abragames. “Os resultados deste ano já foram incríveis, como pudemos ver com os cases no evento, e em 2018 serão ainda melhores, com os novos projetos financiados.”. Complementando a informação de Chamis,  a gerente executiva do Projeto Brazilian Game Developers, Eliana Russi, destacou a importância dos empresários que participaram dos mercados internacionais especializados e que há muitos ainda para mostrar. “Em 2018, com o início da implantação de políticas públicas, como os Editais da Ancine e Finep, o talento e garra dos desenvolvedores brasileiros só dá um direcionamento claro:  nossa indústria é forte e veio para ficar.”. 

Plataformas favoritas –  O evento também disponibilizou dados sobre a preferência de plataforma dos desenvolvedores nacionais.  O computador ainda é o mais popular, com 12 títulos produzidos para PC, seguido de plataformas mobile iOS com 8 jogos e Android com 6 jogos.  No entanto, os consoles de última geração PlayStation 4 (9 jogos), Xbox One (9 jogos) e Nintendo Switch (8 jogos) são as principais plataformas onde estes jogos serão lançados no futuro. 

Jogos apresentados no evento

  • Behold Studios (Distrito Federal)

Case: Galaxy of Pen & Paper (PC, Mac, Linux, iOS, Android)

Tempo de desenvolvimento: 2 anos e meio

Selecionado para o Indie Megabooth da PAX East e PAX Prime

  • Cat Nigiri (Santa Catarina)

Case 1: Necrosphere (Windows e Mac)

Tempo de Desenvolvimento: 9 meses

Aprovado no Steam Greenlight, vencedor dos prêmios ‘Melhor Jogo’ pelo júri popular e voto dos desenvolvedores na SBGames 2017

Case 2: Keen, ainda em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 3 anos

Finalista de Melhor Jogo Brasileiro no BIG Festival 2017, Melhor Design na SBGames 2017, e Best Mobile Game na PAX East 2017

Selecionado para o Indie Megabooth na PAX East e West 2017, e Indie Arena da Tokyo Game Show 2017

  • Kinship Entertainment (São Paulo)

Case: Skydome (PC), em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 1 ano e 7 meses

Indicado a melhor Jogo Brasileiro na Brazil Game Awards (Brasil Game Show)

 

 

  • Flux Game Studio (São Paulo)  – Confira matéria sobre o game aqui

Case: GUTS (PC), em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 3 anos

Foi destaque nas lojas Nuuvem, Gamejolt, IndieGala, HumbleStore, BundleStars, GamersGate

  • Fableware Narrative Design (Rio de Janeiro)

Case 1: Sword Legacy Omen (PC), em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 3 anos

Melhor Narrativa no SBGames 2016, 2º lugar na competição internacional de pitches do Festival Quo Vadis (Alemanha)

Parceria fechada com a publisher britânica Team 17

Case 2: Angest (Oculus Gear VR)

Roteiro work for hire (Black River Studios)

Melhor Narrativa e Melhor VR no SBGames 2017

Destaque na loja Gear VR Store

  • Fira Soft (Distrito Federal)

Case: Rango Cards (iOS, Android)

Objeto de pesquisa de doutorado sobre Nutrição da UFB

Tempo de desenvolvimento: 3 meses

Prêmio de Melhor Serious Game na SBGames 2017

  • Skullfish Studios (São Paulo)

Case 1: Lila’s Tale (Samsung Gear VR), em produção

Tempo de desenvolvimento: 6 meses

Vencedor de Melhor Arte no Indie Prize da Casual Connect Asia (Cingapura) 2017, finalista do Indie Pitch Arena na GMGC 2017 em Beijing

Case 2: Lila’s Tale: Stealth (iOS)

Tempo de desenvolvimento: 3 meses

Destaque em todas as lojas da Apple na sessão de Realidade Aumentada

  • Duaik (São Paulo)

Case 1: Aritana 2, em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 1 ano

O primeiro jogo da série, Aritana e a Pena da Harpia, foi premiado pela Microsoft como o primeiro jogo brasileiro para Xbox One

Case 2: Sand Bullets, em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 1 ano

 

  • Ambize Studio (São Paulo)

Case: White Lie (PC, Mac e Linux), em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 11 meses

  • IMGNation Studios (Rio Grande do Sul)

Case: Cow Milking Simulator (HTC Vive, Oculus Rift)

Tempo de desenvolvimento: 8 meses

Finalista de Melhor Jogo VR no SBGames 2017

  • Pocket Trap (São Paulo)

Case: Historietas Assombradas – A Maldição de Skullheart (Android e iOS)

Tempo de desenvolvimento: 1 ano

Destaque no Google Play e App Store

  • Among Giants (São Paulo)

Case: Distortions (PC), em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 8 anos

Vencedor de diversos prêmios, incluindo Best of BGS, Melhor Jogo Brasileiro e Escolha Popular do BIG Festival 2017, Melhor Tecnologia do SBGames 2017, finalista de Melhor Jogo Independente e Melhor Jogo Brasileiro do Brazil Game Awards, finalista Indie Prize 2018

Em uma semana, ficou entre os 50 jogos mais populares do mundo no Steam Greenlight

  • Sinergia Studios (São Paulo)

Case 1: Army of Robots (iOS)

Tempo de desenvolvimento: 2 meses

Destaque na App Store

Case 2: Tiny Force Deluxe (PC, Mac, Linux)

Tempo de desenvolvimento: 12 meses

  • Rockhead Games (Rio Grande do Sul)

Case: Starlit Archery Club, em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 2 anos

  • Webcore Games (São Paulo)

Case: Starlit Adventures, em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 5 meses

Versão mobile venceu os prêmios Melhor Jogo Brasileiro no BIG Festival 2016, Melhor Jogo do júri técnico da SBGames 2016, Best Casual Game do JinLIng Awards 2016 (China)

Destaque na AppStore e Google Play

  • Monomyto Game Studio (Mato Grosso do Sul)

Case: Until Dead – Think to Survive, em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 1 ano

Premiado por Melhor Jogo Mobile pelo Indie Prize 2017, convidado para a Taipei Game Show 2018, em Taiwan

  • Mad Mimic (São Paulo)

Case: No Heroes Here (PC)

Tempo de desenvolvimento: 10 meses

Vencedor dos prêmios Melhor Jogo Social, da Game Connection Development Awards 2017, Melhor Jogo de Estratégia da Indie Playground e Melhor Jogo Brasileiro na Brazil Game Awards

  • Rogue Snail (Minas Gerais)

Case: Relic Hunters Legend, em desenvolvimento

Tempo de desenvolvimento: 1 ano

Premiado como Game of the Year na GTR Conference 2017 (Australia)

  • Mukutu Game Studio (São Paulo)

Case: AlphaBeatCancer (iOS e Android)

Tempo de desenvolvimento: 6 meses

Lançado no G4Y em Nova York e vencedor do World Summit Awards Brasil e Mundial

Foi destaque de capa da loja App Store da Apple

  • Aquiris Game Studio (Rio Grande do Sul)

Case: Horizon Chase Turbo

Um dos maiores sucessos dos games brasileiros pelo mundo

27 novas corridas em 3 novas copas: China, Japão e Havaí.

Game Feel adaptado para PC e Console

110 pistas e 26 carros, com novo multiplayer local com Split screen para até 4 jogadores com modo competitivo e cooperativo.

Post Author: Vanessa Luckaschek

Formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, faz aniversário em Setembro e sempre está lendo alguma coisa. É fã de cinema, games, tecnologia e esportes. Gosta de escrever e sempre está em busca de pautas legais para uma próxima matéria. É editora no Caderno Nerd e responsável pela criação do site.

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