Crítica / O Artista do Desastre

Depois de retornar para a área dramática na série da HBO The Deuce, o ator e diretor James Franco retorna aos cinemas na pele do misterioso cineasta Tommy Wiseau. Inspirado no livro The Disaster Artist: My Life Inside The Room, the Greatest Bad Movie Ever Mad de Greg Sesteto e Tom Bissel, o livro fala sobre os bastidores de um dos piores filmes já lançados nos cinemas americanos inspirando assim o mais novo longa de James Franco O Artista do Desastre. O filme conta a história da amizade entre o ator aspirante Greg Sestero (Dave Franco) e o cineasta excêntrico Tommy Wiseau.

Em 2003 Wiseau fez sua estreia na direção do longa independente The Room, o longa foi um fracasso financeiramente e a crítica o cultuou como o pior filme de todos os tempos, mas acabou atraindo a curiosidade do público, que passou a reproduzir cópias, principalmente no Youtube.
Além de mostrar um olhar mais humano, sensível e implícito sobre os bastidores dessa obra pitoresca e como se tornou o pior filme a uma obra adorada pelo público. A obra é contada pela visão do melhor amigo de Tommy e parceiro nas filmagens Greg Sestero.

Franco ainda foi capaz de orquestrar uma encarnação quase inoperante de Wiseau, como invocando um riso turbulento e imprevisível do cineasta, além de rigidez faciais com a ajuda de muita maquiagem. Seu irmão Dave Franco também desempenhou bem seu papel capturando a essência de Greg.
Para quem ousa sonhar, O Artista do Desastre pode ser inspirador se você quer fazer algo que o faz feliz, mesmo quando todos acham que é horrível. De forma irônica Franco criou o filme que talvez Tommy Wiseau esperava que The Room fosse, uma história de amor clássica, sobre o sonho americano e a vontade de se tornar uma estrela de Hollywood vinda de qualquer lugar do mundo com o sonho de brilhar.

Post Author: Michele Alves

Jornalista, cinéfila, amante da literatura. Além do CadernoNerd, também faz parte da equipe de redação da Revista Preview.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *