Crítica | Operação Red Sparrow

Diferente de muitos filmes de espionagem, “Operação Red Sparrow”  pode até não ser o filme do ano, mas com toda certeza marca uma das melhores atuações de Jennifer Lawrence. Mas o que faz o filme ser diferente e por qual motivo J.Law merece todo o mérito por sua atuação?   Antes tudo, é comum filmes que tenham como proposta uma narrativa sobre espionagem priorizar a ação e eliminar o suspense ou vice e versa.   Sob a direção de Frances Lawrence ( Constatine,2005),  o longa é inspirado no livro “Roleta Russa” e conta a história de Dominika Egorova( Jennifer Lawrence) , uma jovem russa que é estrela do Bolshoi e após um acidente, o sonho de brilhar nos palcos, deixa de existir.  Motivada a encontrar uma forma de ajudar a mãe doente,  Dominika é obrigada a aceitar uma proposta do tio, militar do governo russo e é usada de isca para descobrir informações úteis para o Estado, mas as coisas fogem do controle e Egorova é obrigada a continuar à serviço do governo russo, pondo à prova quem realmente é.

O filme é complexo – entrega dicas ao espectador, mas no fim,  o que aparentemente era óbvio,  se revela com um jogo de pura manipulação e altera o final de forma brilhante.  Jennifer Lawrence  exibe sua melhor atuação e claro, o papel colabora.  JLaw na pele de Dominika Egorova protagoniza excelentes cenas de ação, algo que já é nato da atriz, mas que em “Operação Red Sparrow” é maximizado. Dominika tem elementos de ” Atômica” e uma versão feminina de James Bond,  onde a sedução é a principal arma para conseguir os objetivos.     Dessa forma, o roteiro da produção consegue levar as telas o misto entre ação e suspense, provando que não é necessário escolher apenas um dos elementos para compor um bom filme de espionagem.    Além de Egorova, todos os demais personagens conseguem mostrar  profundidade  ao espectador. Esse recurso de construção,  torna a produção mais atrativa para prender a atenção de quem assiste ao longo dos 133min de filme.   A produção tem chance de indicação ao Oscar de Melhor Atriz com Jennifer Lawrence e Fotografia.

 

Post Author: Vanessa Luckaschek

Formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, faz aniversário em Setembro e sempre está lendo alguma coisa. É fã de cinema, games, tecnologia e esportes. Gosta de escrever e sempre está em busca de pautas legais para uma próxima matéria. É editora no Caderno Nerd e responsável pela criação do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *