Exposição futurista permite que visitantes opinem sobre bairros cariocas

Em cartaz até o dia 30 de abril, a instalação de arte digital “Hackeando Meu Rio” está criando uma experiência coletiva no Museu do Amanhã, onde a cada participação os números são atualizados em tempo real e projetados para os visitantes. Trata-se de um projeto do estúdio de design de experiência Ambos&& que faz parte da exposição  “Rolé pelo Rio Hackeado” , no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), dirigido pela dupla de artistas Barbara Castro e Luiz Ludwig que permite que visitantes votem e opinem sobre bairros cariocas.

O que você mudaria no bairro que ama? – Com 18.796 interações entre outubro e o início de abril, a Barra da Tijuca é o bairro mais amado com 16,56%. Em seguida, estão: Copacabana com 11,04%, Tijuca com 6,46% e Jacarepaguá com 4,16%. Os cinco desejos mais escolhidos até agora são: mais festas, opções de lazer, arte, ampliação das ciclovias e lugar para se refrescar.  Para Barbara Castro, a instalação dá a oportunidade para o visitante perceber que faz parte de um grande fluxo e que ele pode construir coletivamente também. “Quando os participantes visualizam necessidades semelhantes, há um reforço do vínculo afetivo”, avalia a artista-pesquisadora.

A instalação interativa ‘Hackeando Meu Rio’ integra a mostra ‘Rolé pelo Rio Hackeado’, criada em conjunto pelo Estúdio M’Baraká e o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA). Ela propõe o empoderamento das cidades por pessoas inquietas, chamadas de “hackers”.  “Nessa instalação que desenvolvemos para o Museu do Amanhã é valorizada a experiência do visitante e a experiência estética, sensibilizando e tocando para o tema da exposição. Em todos os nossos trabalhos evitamos o uso gratuito da tecnologia”, destaca o artista e designer Luiz Ludwig, sócio da Ambos&& e professor da PUC-Rio.

 

Onde? Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Até quando? Até o dia 30 de abril de 2017.

Dias e horários: Terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h).

Quanto? R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Às terças, a entrada é gratuita.

Post Author: Vanessa Luckaschek

Formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, faz aniversário em Setembro e sempre está lendo alguma coisa. É fã de cinema, games, tecnologia e esportes. Gosta de escrever e sempre está em busca de pautas legais para uma próxima matéria. É editora no Caderno Nerd e responsável pela criação do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *