Lançamento do revolucinário “Walkman” completa 38 anos amanhã

Amanhã, 1º de julho, o saudoso Walkman – aparelho lançado pela fabricante japonesa Sony,  que revolucionou o mercado, tornando possível ouvir música em qualquer lugar, completa 38 anos.   Para comemorar, reunimos algumas curiosidades sobre o “dispositivo” que já fez ponta até em filme de super-heróis.  Confira!

 

Uma das versões lançadas do famoso aparelho
Uma das versões lançadas do famoso aparelho

Desde seu lançamento, muita coisa mudou – principalmente a forma como se ouvi música. As fitas foram trocadas lentamente para outros formatos, até chegar ao que conhecemos hoje, o digital.   Recentemente, a Sony apresentou sua line up de produtos para 2017, que incluí a nova linha de aúdio com foco em portabilidade e conectividade com smartphones.  Mas que tal conferir curisidades sobre o bom velhinho que acompanhou as gerações dos anos 70,80 e início dos 90?

Conheça algumas curiosidades sobre o Walkman:

– O Walkman criou um mercado totalmente novo para sistemas estéreo portáteis, e tornou-se um produto muito amado em todo o mundo. Em junho de 1989, 10 anos após o lançamento do primeiro modelo, o número total de unidades Walkman fabricadas ultrapassou os 50 milhões.

– A equipe de desenvolvimento de produto da Sony no ano de 1979 foi desafiada a lançar o Walkman antes das férias de verão daquele mesmo ano porque acreditava-se que todo jovem ia querer ouvir música a qualquer hora, em qualquer lugar. O Walkman foi apresentado à imprensa japonesa no dia 1º de julho de 1979, antecedendo as férias de verão.

– Desde o início de sua criação, o plano tinha sido vender o Walkman em todo o mundo. Foi decidido lançar o produto no exterior seis meses após a sua estreia japonesa. No entanto, houve dúvidas sobre o nome e entre as sugestões estavam “Soundabout” nos Estados Unidos, “Stowaway” no Reino Unido e “Freestyle” na Suécia. Felizmente, o nome Walkman resistiu tornando-se praticamente sinônimo de produtos de “estéreo para fone de ouvido” e até apareceu em dicionários respeitados pelo mundo afora. Em 1981, Walkman foi listado em Le Petit Larousse, um conhecido dicionário francês, e, em 1986, o nome foi incluído no Oxford English Dictionary

Post Author: Vanessa Luckaschek

Formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, faz aniversário em Setembro e sempre está lendo alguma coisa. É fã de cinema, games, tecnologia e esportes. Gosta de escrever e sempre está em busca de pautas legais para uma próxima matéria. É editora no Caderno Nerd e responsável pela criação do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *