Menu

Novo formato de plataforma para jogos em realidade virtual chega ao Brasil

Totalmente livre de fios,  o Arkave permite a interação com até três jogadores  simultâneos em uma arena de 28m²   

Imagine mesclar a nostalgia dos arcades e lan houses com a imersão da tecnologia em  realidade virtual. Essa é a ideia da  Arkave, startup criada por meio de uma unidade da YDreams Global,  responsável pela criação, investimento e potencialização de projetos promissores para o mercado.   Com endereço definido, a primeira loja da startup  tem previsão de abrir as portas da primeira loja até o final de  novembro,  no Parque D. Pedro Shopping em Campinas, interior de São Paulo.

Além de ambientes para assistir aos jogos, a primeira loja Arkave possui oito arenas, distribuídas em 330m², que colocam à disposição do público uma experiência  em Realidade Virtual com um nível a mais de imersão.   O objetivo, segundo Marcos Alves, diretor de Ventures da YDreams Global, é o de criar um ambiente, no qual, as pessoas poderão no mesmo espaço jogar conectadas aos seus amigos. “Oferecemos a liberdade de se movimentar sem fios e usando todo o seu corpo para jogar e se divertir. Essa é a experiência coletiva de jogo em VR mais imersiva e conectada já criada”.

O executivo ainda conta que a tecnologia Arkave permite que os jogadores se movimentem livremente pelos ambientes físico e virtual, ao mesmo tempo em que são vistos pelos seus companheiros de jogo, com quem podem interagir, tocar e até conversar durante as partidas. “Será a experiência mais imersiva do mercado e, em um futuro bem próximo, quando abrirmos as próximas unidades do Arkave, será possível que as pessoas de uma localidade joguem online e virtualmente com as pessoas de outras cidades ou até mesmo países, como se estivessem fisicamente uma do lado da outra”.

The Last Squad. Crédito: divulgação Arkave

Já na inauguração da primeira loja,   The Last Squad, jogo em visão de primeira pessoa no estilo wave shooter, no qual, os jogadores “encarnam” um grupo de elite, já estará disponível. Alves  acrescenta que  após o lançamento, o  game será frequentemente  atualizado para adicionar novas fases e funcionalidades que estimulem a participação constante dos jogadores.

 

Além disso, Marcos Alves também indica um calendário já planejado de novas atrações, garantindo que existam sempre novidades no espaço.  Por isso, outro destaque fica por conta da parceria entre YDreams Global e a Cruel Byte, produtora brasileira independente de games, que licenciou o game A Lost Room –  escape room virtual que foi finalista da competição de melhor jogo em VR no BIG Festival 2017, o maior festival de jogos independentes da América Latina, em versão exclusiva para ser jogado no Arkave.  

Formatos de jogo – A loja Arkave terá experiências imersivas em dois formatos: Arena, que são espaços de 28m² e contemplam jogos multiplayer altamente imersivos para grupos, e Cubik, ambiente com 9m² que foca nas experiências individuais e oferecerá grande variedade de títulos voltados para o público que tem curiosidade de experimentar sempre as novidades e conhecer diversos tipos de games diferentes. “Teremos opções para crianças, jovens e adultos, a família toda poderá curtir essa experiência. Quem nunca experimentou Realidade Virtual não precisa se preocupar: teremos opções para todo mundo”, afirma Marcos Alves.

 De acordo com o executivo, no formato Arena, a tecnologia permite que jogadores que estejam em São Paulo desafiem uma outra equipe localizada em uma outra unidade da franquia na Flórida, por exemplo. “Isso amplificará a experiência e abrirá novas possibilidades, como organização de campeonatos mundiais e formação de times com diversas nacionalidades. Por essa razão, estamos buscando empreendedores interessados em abrir sua própria loja do Arkave pelo modelo de franquia. Tudo isso, a fim de levar o conceito para o mundo todo, tornando-o uma atividade massificada e de grande penetração com o público. Seremos milhões jogando online e criando atividades em grupo em Realidade Virtual como nunca feito antes”.      Até o momento, não foram  divulgados valores para uso do local.

 

Formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, faz aniversário em Setembro e sempre está lendo alguma coisa. É fã de cinema, games, tecnologia e esportes. Gosta de escrever e sempre está em busca de pautas legais para uma próxima matéria. É editora no Caderno Nerd e responsável pela criação do site.