Ontem completou 30 anos desde que “Jaspion” foi transmitido pela primeira vez no Brasil. Para celebrar a Sato Company, empresa responsável por trazer ao Brasil diversos conteúdos audiovisuais japoneses, aproveitou a data para anunciar que uma versão nacional do principal herói dos chamados “Tokusatsu” está a caminho.
Com previsão de estreia para o segundo semestre de 2019, o remake será produzido pela própria Sato, o remake será gravado em solo brasileiro e com atores nacionais, com a promessa de modernizar o visual do personagem galáctico. “Estamos bastante empolgados com a produção do longa. Resgatar um dos mais expressivos tokusatsu exibidos no Brasil, tendo a oportunidade de criar uma nova história e dar um update no personagem será um desafio encantador. Para nós, é uma honra ter tido a permissão de realizar esse sonho” expõe Nelson Sato. CEO da Sato Company. O anuncio também revelou uma data para que o público conheça o novo elenco – agosto de 2018, durante o Festival de Filmes Japoneses, dentro das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
SUCESSO DE JASPION NO BRASIL – No dia 22 de fevereiro de 1988, sob o nome de “O Fantástico Jaspion”, o Tokusatsu de maior sucesso no país estreava na TV Manchete, distribuído pela Sato Company. O programa Clube da Criança, comandado por Angélica às 17h, foi o responsável por apresentar o novo herói para o Brasil e logo se tornou um dos grandes sucessos de audiência da época.
Esse reconhecimento do público era inédito por outras produções do gênero, como National Kid e Ultraman, e fez com que os super-heróis japoneses se tornassem uma febre no Brasil, abrindo as portas definitivamente para o mercado dos tokusatsu.
Mesmo em uma emissora de menor porte, como TV Manchete, Jaspion foi o responsável por garantir um sucesso tão grande que superava, inclusive, a Rede Globo, e o até então líder de ibope, “Programa da Xuxa”, e até hoje registra a maior audiência da extinta emissora. Em virtude do sucesso nacional, Jaspion continua sendo uma das séries tokusatsu com maior número de fãs no Brasil.