Territory Drive-in | Ação é a união de divulgação de novo SUV com homenagem a história da Ford no cinema

No estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, está montado a estrutura para as sessões do Territory Drive-in, que faz parte da divulgação do novo SUV da Ford, mas...

No estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, está montado a estrutura para as sessões do Territory Drive-in, que faz parte da divulgação do novo SUV da Ford, mas também serve de homenagem à história da marca. Diversas produções cinematográficas já utilizaram carros Ford, como o Mustang em “007 Contra Goldfinger” e o Falcon GT em “Mad Max” e para muitos, o envolvimento da marca com as câmeras s[o chega até aí. No entanto, você sabia que em 1918 a Ford se tornou a maior distribuidora de filmes do mundo e que essa atividade foi mantida até a década de 60?

O responsável por se aventurar no universo do cinema foi o próprio Henry Ford, que além de apaixonado por carros, é descrito como um dos profissionais mais criativos e empreendedores de todos os tempos. Esse senso de empreendedorismo o levou a criar em 1913 o Ford Motion Pictures. O setor surgiu depois enxergar o alto potencial que o cinema. Pouco antes, as instalações da Ford em Highland Park já tinha servido de cenário para uma produção de filme.

Já como Ford Motion Pictures, foi lançado o filme “Como Henry Ford Faz Mil Carros Por Dia” e o estúdio seguiu produzindo notícias curtas para exibição nos cinemas que, em seu auge, chegaram a ser vistas por três milhões de espectadores semanalmente. No ano seguinte, em 1914, com a aquisição de câmeras de 35 mm e instalação de um laboratório de processamento na fábrica de Highland Park, a Ford tornou-se a primeira companhia industrial americana a ter um departamento próprio de produção de filmes.

A estrutura abriu espaço para a empresa passou a produzir filmes educacionais e em 1918 tornou-se a maior distribuidora de filmes do mundo. Nas décadas de 1920 e 30, o departamento produziu também filmes promocionais e de treinamento, que eram exibidos nos distribuidores Ford e outros locais para espectadores das cidades e do interior, chegando a 2,5 milhões de pessoas por mês. Em alguns casos, estes foram os primeiros filmes vistos por famílias das áreas rurais.

A Ford Motion Pictures também produziu filmes sobre viagens, a vida no campo e documentários sobre as aventuras do grupo de exploradores de Henry Ford, que também incluía nomes famosos como Thomas Edison, Charles Burroughs e Herbert Hoover.  O encerramento das operações do departamento aconteceram em na década de 1960 e, aproximadamente 600.000 metros de filmes foram doados para o National Archives em Washington, D.C. que atualmente abriga mais de 3 mil filmes produzidos pela Ford de 1913 a 1954.

As sessões do Territory Drive-in acontecem até o dia 11 de outubro com jogos da Copa CONMEBOL Libertadores de terça a quinta-feira e filmes no final de semana, em sessões duplas, com entrada gratuita para donos de carros da Ford, que podem se inscrever por meio do aplicativo FordPass.

       

Categories
Entretenimento
No Comment

Leave a Reply

RELATED BY