Testamos o Territory | Novo SUV da Ford reúne muita tecnologia e conforto

Montadora realizou até o último dia 11 um drive-in para promover a chegada do Ford Territory. À convite da Ford, testamos por 5 dias o SUV e também uma...
Montadora realizou até o último dia 11 um drive-in para promover a chegada do Ford Territory. À convite da Ford, testamos por 5 dias o SUV e também uma sessão do Territory Drive-in, no Shopping Eldorado, em São Paulo . Experiência contou com exibição de grandes sucessos do cinema e também transmissão de partidas de futebol

O Territory foi apresentado ao público brasileiro pela primeira vez em 2018, durante o Salão do Automóvel. O modelo, que tem origem e fabricação chinesa, já dava indícios que poderia ser uma opção para brigar por espaço contra velhos conhecidos no mercado, como o Jeep Compass, principal rival. Um ano depois, o Territory voltou como destaque no Rock n’ Rio, sendo uma das ativações da montadora norte-americana no principal festival de música. Dois anos depois da primeira aparição e muitas notícias e ações de divulgação, o modelo finalmente chegou no Brasil e Argentina em setembro, marcado pelo esgotamento do primeiro lote de venda no país em poucos dias. Testamos por grandão por 5 dias e contamos todas as informações de um dos modelos mais tecnológicos da montadora a seguir.

Só de olhar, o SUV já demonstra ser muito confortável – o que se confirmou ao dar as primeiras voltas. Indo um pouco além, o Territory é muito mais atraente pessoalmente – não que as fotos e vídeos não façam jus ao carro, mas ao vivo e a cores é melhor. Justificamos essa sensação, em opinião, principalmente pelo tamanho – são 4,58 m de comprimento, 2.17m de largura e 1,67m de altura. A distância entre-eixos é de pouco mais de 2,70. Em termos de condução, o grandão proporciona uma ótima experiência ao volante – seu campo de visão é amplo e junto com sensores de ponto cego e demais tecnologia, como o aviso de mudança de faixa e “bips” de proximidade com outros veículos, dão mais segurança. No interior, os bancos dianteiros oferecem oferecem a opção de resfriamento ou aquecimento e a versão topo de linha, proporciona ajuste eletrônico para o banco do condutor. Apesar de ser considerado um SUV médio, a distância entre-eixos proporciona mais espaço para o bancos traseiros, que conta ainda com um suporte para copos, que é posicionado bem ao meio – um extra a mais caso sejam apenas dois passageiros. Como se não fosse o bastante, ambas versões, SEL e Titanium contam com teto solar panorâmico elétrico como item de série.

Multimídia e tecnologia – Além do conforto, como já destacado, o diferencial do Territory é tecnologia e, a central multimídia tem uma grande parcela nisto. A tela de 10 polegadas é totalmente personalizável, e o usuário pode realizar diversos comandos diretamente por lá, como a opção de aquecer ou refrigerar os bancos dianteiros, espelhar gps de aparelhos IOS ou Android – o acesso ao Apple Carplay é sem fio, controlar ar condicionado e acessar diversas informações do veículo, incluindo pressão dos pneus. Apesar de ser bem completa, em primeiro momento o multimídia pode causar certa confusão – mesmo sendo bem intuitivo, se adaptar com o funcionamento requer um tempo frente à tela para entender como tudo funciona. Como opção, algumas ações também tem opção de regulagem no painel próximo ao câmbio – e por sinal, a área, que conta com botões para acionar piloto automático, park assist e outras funções, possui semelhanças com o Porsche Panamera. Outra semelhança com a marca alemã é o botão de start/stop que está posicionado ao lado esquerdo do volante. A traseira, caracterizada por um design robusto, mostra inspiração na Ranger Rover Evoque.

A versão Titanium, topo de linha e modelo que testamos, também oferece opções de personalização de cores do ambiente interno. Linhas em led percorrem espaços entre materiais do console e portas, finalizando próximo ao banco do passageiro. Ao todo estão disponíveis 7 cores, indo desde o azul que é símbolo da montadora e outras cores como azul ciano, verde, vermelho, roxo, rosa, laranja. Se tratando do Drive-In, essa personalização dá um charme extra e até tornou possível relembrar a sensação de estar em um sala de cinema. O sistema de som também é um grande diferencial – a versão Titanium chega equipada com 8 alto-falantes, distribuídos entre as portas laterais dianteiras e traseiras, que proporcionam melhor imersão sonora. A versão de entrada tem como diferencial neste quesito a redução para 6 caixas de som. A versão Titanium, vendida por aproximadamente R$197 mil, também possui carregamento de celular por indução, sensor de chuva – que quando habilitado, aciona os para-brisas sem precisar de nenhum outro comando e acendimento automático dos faróis.

Vídeo gravado durante a sessão do Territory Drive-In

Confira aqui nosso destaque no Instagram sobre o Ford Territory

Ambas versões, SEL e Titatinum possuem motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDi, 4 cilindros em linha e movido apenas a gasolina. Considerando o tamanho do veículo, para trajetos urbanos, o motor entrega tudo que é preciso e mostrou bom desempenho de consumo – média de 10km/l. O único ponto negativo é que para rodovias e estradas, o carro sofre um pouco para ganhar a velocidade necessária e também deixa de ser totalmente silencioso, mas nada que incomode. Os assistentes de faixa são úteis justamente nestes casos com velocidades acima de 80km/h – com direção super leve, a assistência para manter o veículo na faixa garante sensação extra de segurança.

Hídrico – Na China, país de origem do modelo, já existe em circulação a versão elétrica, nomeada como Ford Territory EV. Não existe até o momento possibilidade de a versão chegar ao Brasil, mas poderá ser uma opção interessante, principalmente para quem deseja fugir de motores apenas a gasolina – não apenas pelo custo um pouco mais elevado, mas também por questões de sustentabilidade.

  • Gostaria de deixar um agradecimento em especial para a concessionária Ford Mix do Shopping Aricanduva e ao vendedor Cauã, que atenderam a reportagem do CadernoNerd para consultar algumas informações sobre o carro. A loja conta com os modelos do Territory SEL e Titanium em exposição e equipe preparada para atender. Quem tiver interesse em saber mais sobre o carro é só buscar uma concessionária Ford e – aos leitores da zona leste de São Paulo, fica uma super dica.

Categories
Tecnologia
One Comment
  • Ford sorteará um novo Territory – Caderno Nerd
    6 novembro 2020 at 3:31 pm

    […] Testamos o Territory | Novo SUV da Ford reúne muita… […]

  • Leave a Reply

    RELATED BY