Instituto PROA está com vagas abertas para cursos de capacitação profissional gratuito. Saiba como participar

O Instituto PROA, ONG que visa criar oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, anunciou essa semana a abertura de processo seletivo para cursos de capacitação...

O Instituto PROA, ONG que visa criar oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, anunciou essa semana a abertura de processo seletivo para cursos de capacitação profissional gratuitos em São Paulo. Serão ao todo 150 vagas e entre os requisitos estão de o candidato ter entre 17 e 20 anos e estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do ensino médio pela rede pública de ensino. As inscrições já estão abertas e ocorrem até o dia 11 de dezembro.

Os cursos do Instituto PROA já beneficiaram mais de 5700 jovens e considerando os dados de 2019, 8 em cada 10 formados estão trabalhando em grandes empresas. “Enxergamos que precisávamos fazer um upgrade na nossa grade curricular para garantir aos nossos alunos mais oportunidades e para estarem mais preparados tecnicamente para o primeiro emprego e prontos para os novos desafios do mercado de trabalho na área de tecnologia e programação. Nunca deixaremos de lado o nosso foco nas competências comportamentais e socioemocionais, como capacidade para trabalhar em grupo, resiliência e criatividade, porém com esse escopo técnico, o jovem terá uma ampla e inovadora formação em tecnologia, que ampliará suas oportunidades profissionais.”, afirma Alini Dal’Magro, diretora do Instituto PROA.

O curso tem previsão para início em março de 2021 de forma presencial, mas toda estrutura está preparada e adaptada caso seja necessário a continuidade das aulas on-line. É realizado no contraturno escolar, tem duração de seis meses e pode ser realizado no período da manhã, das 9h às 13h, ou tarde, das 14h às 18h, na unidade do Senac Lapa Tito (Rua Tito, 54 – Vila Romana). Os módulos do curso estão divididos em: núcleo técnico em desenvolvimento full stack (248 horas); núcleo comportamental, projeto de vida e comunicação (118 horas) e núcleo cultural e vivências (74 horas). Ao final do curso os formados no projeto serão encaminhados para entrevistas em empresas parceiras do projeto e serão acompanhados pelos Instituto PROA por três anos.

A intenção do Instituto PROA é que os jovens saiam da capacitação já preparados para entrar no mercado de trabalho. Há 13 anos, o Instituto PROA vem capacitando jovens que sonham em transformar suas vidas por meio da educação e do trabalho. Durante a trajetória no curso, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, sempre respeitando a individualidade de cada aluno.

Cases – Thiago Kuhl, de 20 anos, trabalha como analista de infraestrutura no C6 Bank e também fez PROA. “Todos os ensinamentos das aulas e os professores me fizeram ser mais maduro e ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho. O mercado de tecnologia está extremamente aquecido e poder ter um curso que te apoia na escolha é fundamental.”

“O C6 Bank preza pelo uso das mais novas tecnologias do mercado e isso requer que os times sejam formados por pessoas brilhantes, com alta energia, vontade de aprender e com base sólida. É gratificante poder contar com jovens formados no Instituto PROA, dentre nossos talentos, chegando preparados para jogar junto e com direcionamento de onde querem chegar em suas carreiras. O mercado oferece muitas oportunidades incríveis e desafiadoras, sendo o trabalho do PROA essencial para mostrar às novas gerações como alcançá-las. ”, afirma Marcelo Nascimento, Coordenador de Infraestrutura do C6 Bank e gestor do Thiago Kuhl.

“O PROA fez total diferença na minha trajetória. Graças ao curso conheci a faculdade e pude ter outra perspectiva de vida e ver que meus sonhos poderiam se realizar e que só dependiam de mim. O que eu mais gostei no PROA foi em dúvida os professores e a didática do curso, e a visão de como podemos alcançar nossos sonhos e os passos que devemos seguir para isso.”, afirma Jenniffer Patrocínio, 20 anos, formada em análise e desenvolvimento de sistemas e atua na área de segurança da informação, no C6 Bank.

“O mercado de tecnologia as vezes é exige que pessoas em início de carreira tenham conhecimentos sobre diversos assuntos. Quando se é jovem e se tem a oportunidade de estudar em um lugar que lhe capacita e dá apoio faz toda diferença.”, afirma Arthur Paixão, Gerente de Cyber Security e gestor da Jenniffer Patrocínio no C6 Bank.

“O curso do PROA foi o ponta pé inicial da minha carreira. Por meio dele tive a oportunidade de conhecer a área da tecnologia e desenvolver as capacitações necessárias para ingressar na área. O curso me ajudou muito na montagem do plano de carreira, bem como me preparar para o vestibular. Estou muito feliz que o PROA seja voltado agora para a área de tecnologia, pois estando hoje na área sei que as oportunidades são imensuráveis, além de uma carreira ótima para os jovens.”, explica Natalia Borges, 20 anos, EX-PROANA e formada em análise e desenvolvimento de sistemas pela faculdade, agora trabalha como desenvolvedora back-end na consultaria Everis, com projetos de desenvolvimento de software.

Serviço

As inscrições estão abertas no site: https://www.proa.org.br/p/aluno-proa

Categories
Tecnologia
No Comment

Leave a Reply

RELATED BY