Conheça o Digital Garage VW – projeto de blockchain da Volkswagen

Centenas de acessos ao site oficial e venda de mais de 130 pacotes de cards em menos de 1 hora. Poderia ser a descrição de qualquer álbum de figurinha,...

Centenas de acessos ao site oficial e venda de mais de 130 pacotes de cards em menos de 1 hora. Poderia ser a descrição de qualquer álbum de figurinha, daqueles que são lançados sempre que surgem um grande título no cinema ou até mesmo nas vésperas de uma copa do mundo – mas não se trata apenas de um simples álbum de figurinhas. O Digital Garage VW é um novo projeto da Volkswagen, que começou a operar na tarde de hoje e que representa a “abertura de uma nova frente de negócio” – palavras usadas pelo porta-voz da montadora, Gabriel de Prado Neto. Através de uma plataforma de NFT , desenvolvida pela startup nacional, OnePercent, uma das principais em blockchain, o Digital Garage VW promete revolucionar a forma como milhares de pessoas se envolvem com universo de crypto e também ser a porta de entrada para muitas outras para esse novo estilo de mercado. Por lá, o público terá acesso à conteúdos digitais exclusivos, com séries especiais envolvendo os carros da Volkswagen, packs colecionáveis não só de modelos icônicos da marca, mas também dos clássicos e dos chamados concept cars. Desta forma, os fãs do mercado automotivo podem colecionar os itens, formando, literalmente, criando uma garagem digital. “A OnePercent tem uma trajetória marcada por participar de projetos disruptivos para o mercado, e essa parceria com a Volkswagen reforça nosso posicionamento de criar pontes para pessoas e empresas ao ingressarem à web3”, destaca Fausto Vanin, cofundador da startup. 

Consciência verde – Pensando em uma opção que reúna a segurança exigida para um projeto deste porte sem prejudicar o planeta com com altos níveis de emissões, a moeda escolhida foi a Polygon para a mintagem dos NFTs, já que além de ser a mais favorável ao meio ambiente, ainda conta com a segurança da rede Ethereum. De acordo com Vanin, “desta forma, o NFT do Digital Garage VW ganha ainda mais em sustentabilidade, segurança e usabilidade”.

 Junto com o lançamento da plataforma, foram lançadas duas coleções – GT Collection , com 23 modelos GT Series e a Pen&Paper, que reúne 45 sketches de modelos consagrados. Os cards têm três níveis de raridade: hero (cerca de 80% das imagens disponíveis), premium (aproximadamente 15% dos colecionáveis) e legend (menos de 5%). Desenvolvidos pelo VW Design Studio, os NFTs serão disponibilizados em pacotes com três opções aleatórias, mas haverá, ainda, a opção de pacote especial com cinco cards, aumentando as chances de aquisição de itens mais raros.  Cada coleção, tanto as atuais como futuras, possuem quantidade limitada – acabou, acabou! A boa notícia é que, segundo informado na coletiva, em breve a plataforma permitirá que os comercializem entre si cards.

Questionado pela reportagem do CadernoNerd durante a coletiva de imprensa sobre expectativas de público ou venda, Prado Neto afirmou que não houve uma avaliação inicial do potencial de público, entretanto, os poucos mais de 400 pacotes das coleções atuais se esgotaram em pouco mais de 4 horas. Gabriel Prado Neto também comentou com jornalistas que nas primeiras horas de liberação, Reino Unido ocupava a primeira posição em acesso ao site oficial, reforçando que mesmo sendo uma iniciativa idealizada pela América Latina, já alcança níveis globais. Os pacotes de cards digitais custam entre R$50 e R$75 para compras locais – ou U$10 e U$15 para compras internacionais. Apesar de o projeto iniciar com a VW, Gabriel Prado Neto não descartou que no futuro outras marcas do grupo também iniciem projetos semelhantes. Para conhecer mais e abrir sua carteira acesse www.digitalgaragevw.com

Categories
Tecnologia
No Comment

Leave a Reply

RELATED BY