Três filmes distribuídos pela O2 Play foram selecionados para a Première Brasil da 25ª edição do Festival do Rio, um dos mais importantes festivais cinematográficos do país. São eles: Atmosfera de Paulo Caldas, Utopia Tropical de João Amorim, e Fala, Tu de Guilherme Coelho. Os longas que ainda não tiveram seus trailer divulgados, chegarão aos cinemas brasileiros em 2024.
A Première Brasil realiza sessões e debates presenciais com as equipes dos filmes e leva ao público uma oportunidade de conhecer o cinema brasileiro que estará nas telas dos cinemas durante o próximo ano. O evento acontece de 5 a 15 de outubro, ele é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Shell e pela Prefeitura do Rio.
Atmosfera – O filme está na Competição Novos Rumos. A trama acompanha Edmundo, um homem que vive isolado no meio da natureza, caseiro de um sítio em São Paulo. A presença da sua mãe assombra-o com poesias e memórias do sertão onde nasceu. A linha tênue entre a lembrança e o delírio leva Edmundo a um mergulho na fantasia. Ao se deparar com a morte, o caseiro-poeta busca dar significado à vida. O filme tem no elenco principal João Miguel, Milhem Cortaz e Zezita Matos.
Utopia Tropical – foi selecionado para a Competição Longas Documentários. Com 70 minutos de duração, o filme é embasado em conversas entre o linguista e ativista político americano Noam Chomsky e o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Com a ajuda dos intelectuais, Utopia Tropical lança um olhar crítico sobre a ascensão e queda dos regimes de esquerda na América Latina nos últimos anos.
Já Fala, Tu – O longa terá sessões especiais em comemoração aos 20 anos de seu lançamento. O filme foi vencedor dos prêmios de Melhor Documentário e Melhor Direção em 2003, quando competiu. Fala Tu acompanha o cotidiano de três moradores da Zona Norte carioca que, em comum, têm a paixão pelo rap. O filme é testemunha dos sonhos, dramas e transformações vividos pelos personagens.