A Meta Platforms, corporação responsável por plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, promove o lançamento da Meta AI, a inteligência artificial da empresa. A revelação ocorreu durante a Meta Connect 2023, conferência anual da empresa de tecnologia dos Estados Unidos.
Disponibilizado inicialmente apenas para os norte-americanos em versão Beta, o recurso funciona como o Chat GPT, ou seja, é integrado aos mensageiros da empresa. O recurso oferece aos usuários a possibilidade de fazer perguntas sobre os mais variados assuntos e receber respostas no chat dos próprios aplicativos.
Os recursos de IA da Meta começam com as figurinhas criadas com inteligência artificial. Usando a tecnologia do Llama, a ferramenta transformará comandos de texto em adesivos exclusivos que podem ser compartilhados nas conversas. A empresa pretende lançar a novidade para um grupo restrito de usuários no WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories.
Além disso, a empresa também divulgou a possibilidade de editar fotos usando IA. No Instagram, a IA será aplicada por meio das ferramentas Restyle e Backdrop. O primeiro permite recriar imagens ao aplicar estilos visuais conforme os usuários descrevem. O Backdrop possibilita alterar a cena ou o plano de fundo da imagem.
A Meta AI promete um método moderno de interação para os usuários. Desenvolvida para atuar como um assistente com o qual os usuários podem conversar, como se fosse uma pessoa, a ferramenta estará disponível no WhatsApp, Messenger, Instagram e também será integrada aos óculos inteligentes Ray-Ban Meta e Quest 3.
A empresa estabeleceu parceria com 28 personalidades que representam diferentes personificações para oferecer dicas sobre dança, esportes, games e outros temas. Entre os famosos que integram o projeto estão Snoop Dogg, Tom Brady, Kendall Jenner, Paris Hilton, Naomi Osaka e MrBeast. A expectativa é que, em 2024, seja possível permitir que qualquer pessoa experimente criar sua própria IA utilizando as ferramentas da Meta.